Gestão financeira: o buraco no casco que afunda muitas empresas.
2019 28/11/2019 0 Comentário

Gestão financeira: o buraco no casco que afunda muitas empresas.

Administrar sua própria empresa não é tarefa fácil. Quem vai pelo caminho do empreendedorismo sente isso na pele. Muitas vezes, o novo “dono do seu próprio negócio” é um bom serralheiro, por exemplo, e sabe por a “mão na massa” como ninguém. Mas na hora de tocar sua empresa, perde a mão por falta de conhecimento técnico de gestão.

Um dos erros mais comuns acontece na hora de cuidar do caixa da empresa. A falta de controle e planejamento, além de comprometer a sobrevivência do negócio a longo prazo, gera percepções que nem sempre são realistas, especialmente quanto ao lucro. Por isso, é fundamental estabelecer e acompanhar o fluxo de caixa.

A partir dele, é possível visualizar toda a movimentação financeira do seu negócio, as entradas e saídas (despesas e receitas), organizar os gastos e provisões, assim como planejar investimentos a partir de uma perspectiva real das possibilidades monetárias da empresa.

Outro tropeço muito comum, especialmente para quem está começando, é misturar as finanças pessoais e do negócio. Lembre-se: o caixa da sua empresa é para as despesas dela, não para pagar suas contas pessoais ou tirar a conta bancária do vermelho quando a situação aperta. Para a empresa dar certo é fundamental separar CPF do CNPJ.

Portanto, olho vivo no caixa! Senão, sua empresa afunda e, mesmo com todo seu esforço e dedicação, você pode ser mais um empreendedor a morrer na praia. E para quem quiser se aprofundar um pouco mais na questão do fluxo de caixa, recomendamos este vídeo da série Dicas de Gestão Esquadgroup:https://goo.gl/AWK1pn.





Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

Não se preocupe! O endereço do seu e-mail não será publicado.